O chefe da política externa da União Europeia, Josep Borrell, alertou nesta quinta-feira, 18, que o Oriente Médio está à beira de uma grande guerra regional, com consequências mais amplas que o conflito na Faixa de Gaza. A declaração ocorre em meio à expectativa pela resposta militar de Israel aos ataques com drones do Irã, que atingiram o país no fim de semana.
“Não quero exagerar, mas estamos à beira de uma guerra, uma guerra regional no Oriente Médio, que irá enviar ondas de choque ao resto do mundo, e em particular à Europa”, alertou.
Em Bruxelas para uma reunião da UE, Borrell pediu moderação a Israel no contra-ataque a Teerã, para evitar uma escalada das hostilidades.
Um conflito entre Irã e Israel poderia ter impactos globais, incluindo aumento nos preços do petróleo e interrupção de rotas comerciais. O Irã, grande produtor de petróleo, vende sua produção à China, e uma redução nas exportações poderia levar a um aumento nos preços. Além disso, o Estreito de Ormuz, por onde passa um quarto do comércio global de petróleo, poderia ser afetado, já que o Irã poderia atacar petroleiros usando drones e mísseis.
Borrell também afirmou que as sanções da UE contra o Irã serão reforçadas e ampliadas em resposta ao ataque direto a Israel, buscando dissuadir Tel Aviv de responder com força militar. Os EUA também anunciaram preparação de novas sanções econômicas contra o Irã.
Redação Exibir