Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Presidente da Ucrânia quer prorrogar acordo de exportação de grãos no Mar Negro
08/11/2022 13:58 em Uol

KIEV (Reuters) - O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse à embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira que o acordo de exportação de grãos do Mar Negro que desbloqueou três grandes portos ucranianos precisa ser estendido. O acordo, acertado em julho sob a mediação das Nações Unidas e da Turquia, suspendeu o bloqueio que a Rússia impôs aos portos ucranianos no Mar Negro após sua invasão em 24 de fevereiro.

A iniciativa expira em 19 de novembro e parecia ameaçada no mês passado, quando Moscou suspendeu brevemente sua participação no acordo antes de se juntar a ele novamente. "Mantemos a linha de que a iniciativa precisa continuar independentemente de a Federação Russa estar disposta", disse Zelenskiy à embaixadora, Linda Thomas-Greenfield, durante conversas em Kiev. Ele acrescentou no aplicativo de mensagens Telegram: "A Ucrânia está pronta para continuar sendo a garantidora da segurança alimentar mundial".

O vice-ministro de infraestrutura da Ucrânia disse à Reuters nesta terça-feira que Kiev quer que o acordo de exportação de grãos seja expandido para incluir mais portos e mercadorias, e espera que uma decisão de estender o acordo por pelo menos um ano seja tomada na próxima semana.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!